domingo, março 13, 2005

A Laranja Mecânica

No último dia 03, morreu Rinus Michels, um dos magos do futebol moderno. Muitos já devem se perguntar: “lá vem aquele papo besta de macho de boteco”. Pode ser. Vou tentar evitar isso. Rinus foi técnico da seleção holandesa de 1974. Por causa de suas camisas laranja e a maneira de jogar, ficou imortalizada com o nome do título. Nesta época fazia sucesso o filme “Clockwork Orange”, de Stanley Kubric, que emprestou ao time a alcunha.
A Laranja Mecânica encantou o mundo e os brasileiros com o futebol total. Uma revolução da tecnologia da bola para a época. O resumo do esquema de Michels era o “futebol solidário”, onde havia um ou dois craques (Cruif e Neeskens – acho que é assim que se escreve – Cruif era um maestro – fora de série), que comandavam o time e os outros que revezam-se em cobrir diversas funções, ou todas as que necessitavam de substitutos momentâneos. Um sinônimo da Laranja foi o “Carrossel Holandês”, pois os jogadores “giravam”. Não existiam funções fixas.
Tá bom, mas qual a lição disso tudo? Creio que serve de inspiração para nossa vida hoje. Acho que esse conceito de polivalência começou com os japoneses da Toyota. Você pode ser um especialista e ter humildade para substituir o menino que tira xerox em sua empresa (você sabe como fazer isso?). Tudo tem que funcionar num time. Substituir as funções de quem não pôde vir por quaisquer problemas, quem está ausente, quem não vai mais voltar...
Esse jeito meio sério, meio irresponsável (acho que é mais sério do que irresponsável), revolucionou a maneira de pensar o futebol e influenciou uma legião de brasileiros em outras áreas (isso é uma impressão minha, não uma pesquisa científica!). Estar preparado para substituir funções em sua empresa, casa, escola, é o que tem de mais moderno nas relações corporativas, familiares, sociais e outras.
Onde você joga, a posição é fixa?Você ainda acha que sua vida não tem nada a ver com futebol?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial