domingo, março 13, 2005

Ficar de boca fechada

Há uns cinco anos atrás, estávamos numa obra na região de Santana - São Paulo Capital - eu e mais dois engenheiros. Já estávamos no período noturno. Caminhávamos pela Voluntários da Pátria achando que as maiores decisões do mundo estavam em nossas mãos – quanta pretensão! Eis que surge em nossa frente uma cena grotesca, possível e aceita em qualquer país democrático: um travesti enorme, tentando atravessar a rua com a “graça e sutileza” de um elefante banhando-se (esforçando-se por parecer mulher).
Assistimos aquela cena com um misto de curiosidade e espanto.
Neste momento, um dos engenheiros, do alto de sua capacidade analítico científica, “confidenciou-nos” num cochicho discreto a ponto de acordar um vilgilante de prédio do outro lado de uma avenida como a Radial Leste. “É homem”.
Parecia uma sentença judicial proferida num júri popular, onde não havia mais apelação possível. Imaginei o engenheiro em questão, por um lapso de tempo, num comício na Praça da Sé, ao lado do saudoso Dr. Ulisses, proferindo apocalipticamente: “É homem”. E o público: “Óóóóóó´...”. Seria o momento de fazer um pronunciamento público tão importante? Será que as massas ovacionariam esse discurso lacônico?
Nesse momento, a “Cavalgada das Valquírias” parou. O traveco olhou para os “três paladinos do mundo” e proferiu definitivo: “sou homem mas ganho mais que vocês...ganhei R$300,00 só hoje...”.A frase soou como uma derrota para as teses sociais do primeiro engenheiro. Nos entreolhamos, enquanto o mastodonte ia-se. Não seria o caso de mudarmos de profissão, não. Mas se ficássemos de boca fechada, não teríamos que passar pela desagradável sensação de que “salvar o mundo” nos dá menos resultados que um programa de um travesti. Depois do baque, continuamos a tocar nossa causa nobre. Afinal, o se fossemos trabalhar só pelo dinheiro talvez teríamos de mudar de profissão (arrrgh!).

1 Comentários:

Às 9:52 PM , Blogger Unknown disse...

é qnem o "significa" igualmente lacônico do ronnie von em seu programa 'todo seu' (tv gazeta). o 'CQC' (da band) mostrou a sua opinião q tb parecia uma sentença a um telespectador q escreveu contando q seus pensamentos se voltavam frequentemente para um amigo de um amigo e perguntou se isso significava q ele era gay. "significa"//próximo assunto..
contando talvez não pareça, mas foi muito engraçado!
vanessa

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial