quarta-feira, agosto 12, 2015

Técnico diferenciado de futebol

Entrevista do Técnico colombiano do São Paulo, Juan Carlos Osório, para o reporter Rafael Valente, da Folha de São Paulo:
"Aprendi com Kevin Keegan que um bom técnico não tem tão boas possibilidades sem jogadores, quanto tem um time com bons jogadores sem um bom técnico";
"Já investiguei que os jogadores do sul sofrem menos riscos durante o jogo, são mais equilibrados. Por outro lado, os jogadores do Rio são mais alegres, têm mais liberdade e arriscam mais".
"(...) decidi ir aos EUA estudar e trabalhar [na construção civil] para ser treinador. Isso mudou minha vida. Na Inglaterra, onde fui auxiliar técnico no Manchester City aperfeiçoei o método".
"Não se trata de impor minha decisão, mas sim fazê-los entender [os jogadores] que há outras maneiras de jogar futebol. Minha forma de treinar está totalmente ligada a minha formação acadêmica". [Graduado em Ciências do Esporte na Universidade Southern Connecticut; Pós Graduado em Ciências Superiores do Futebol pela Universidade de Liverpool].
"(...) o jogador brasileiro é mais emotivo".
"Aqui [no Brasil] temos saudades. É natural. Os argentinos têm Maradona, (...). E o Brasil tem de Falcão, Zico, Pelé... Isso é bom, mas também é mal. Atrapalha o progresso. Os grandes exemplos devem ser ponto de referência para produzir atletas similares".
É outro nível! Se sobreviver à necessidade de resultados imediatos e a complôs de jogadores e dirigentes desonestos, assim como o Tite (outro estudioso do futebol), pode ser uma boa influência na parte técnica.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial