segunda-feira, dezembro 22, 2008

Obras - Estações de Tratamento de Efluentes - COSIPA


COSIPA - Cubatão - SP - 1998


Assumi a gerência do contrato de tratamento de efluentes de 02 estações na COSIPA (operação e manutenção) além da implantação de outra estação em construção. Tive muitos problemas com a mão-de-obra devido a questões administrativas. Aconteceram greves de funcionários, além de operação "tartaruga". Minha função no contrato era fazer ajustes de forma que o contrato pudesse ser adequado à realidade econômica de então.


O processo do tratamento de efluentes era bastante engenhoso. A COSIPA comprou a tecnologia de uma subsidiária da construtora em que eu trabalhava. A construtora tinha construído também uma estação em Santos -SP.


Tive a impressão de que a COSIPA já estava muito à frente na gestão integrada (qualidade, segurança do trabalho e meio-ambiente). Participei de reuniões onde os gerentes das empreiteiras iam falar de medidas de segurança do trabalho. Só presenciaria um padrão igual a esse 10 anos mais tarde, em outra obra.


Lembro-me de outros detalhes interessantes: "descia e subia" todos os dias para o trabalho. Nesta época, a Rodovia dos Imigrantes não tinha a segunda pista de descida. Então o trajeto era pela Anchieta.


Cubatão é uma cidade bem plana, com muitos ciclistas circulando - inclusive na COSIPA, muitos deslocamentos eram feitos de bicicleta.


Vale a pena procurar um de seus restaurantes e comer "frutos do mar", embora seja uma cidade de trabalho, com um grande pólo petroquímico, além da COSIPA.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial