terça-feira, maio 27, 2008

Construção e Arte

Este texto abaixo foi uma postagem feita num fórum realizado num curso on-line sobre construções de aço, pelo CBCA, em Março de 2007. Um dos melhores cursos livres que fiz. Achei que minha análise sobre "construção e beleza" ficou boa. E você?

1- O fator econômico é circunstancial. Está relacionado com a produção em escala, com tradições de uma época e com a situação do consumidor. De fato o encantamento do cliente se dá por um conjunto de coisas. As emoções têm um papel preponderante nas escolhas. Na sensação de felicidade por ter feito um bom negócio ou escolha, o custo acaba sendo o menos importante. O consumidor busca satisfazer suas emoções que refletem suas experiências, seu estilo de vida. Há a busca pelo belo, estético, funcional e com a melhor solução econômica. Não existe uma resposta padrão para cada indivíduo. A não ser o fato comum de não haver este padrão.

2- Adepto que sou de construções e arquitetura, costumo analisar o conjunto e a harmonia de construções. Há aquelas que tem um ar pesado, um destoamento com a paisagem. Parece serem espaçonaves pousadas num terreno comum. Se analisarmos, está tudo dentro dos conformes. Boa estrutura, critérios legais dentro do especificado, acabamento muito bom. Mesmo assim, algo não faz bem aos olhos. Como se as peças de um vestuário não combinassem. Outras, contudo, parece que nasceram juntamente com a paisagem, com a natureza. Têm tudo o que precisam. São sim fruto da inspiração. São fontes de prazer e de beleza. Arte. Claro que não podemos deixar de lado o pensamento e as decisões lógicas. Mas a lógica não pode ser um entrave à imaginação e inspiração. Muitas vezes, para construções e outros campos do conhecimento, “lógicas” foram utilizadas para perpetuar dogmas e atraso. Talvez seja melhor dizer que precisamos sempre buscar “novas lógicas”.

3-Construção e arte devem caminhar juntas. A construção com arte, ao mesmo tempo em que modifica, integra-se à paisagem. Modifica ou intensifica hábitos nas pessoas. Fomenta manifestações culturais, contribui para o comportamento das pessoas. É difícil imaginar certos locais sem suas obras arquitetônicas. Representam épocas, costumes, histórias, desafios. A arquitetura tem o poder de conferir ares cosmopolitas, bucólicos, ousados ao meio ambiente. Mais uma vez afirmo: por que fechar as portas para esta riqueza em troca de orçamentos. Quanto teríamos perdido com “decisões estritamente econômicas” no final das contas?

3 Comentários:

Às 11:30 AM , Blogger Alexandra disse...

Olá, professor!! A análise do senhor ficou ótima, e não é porque sou apaixonada por Construção e Arquitetura não, é uma questão de bom senso dentro desse ramo, e são poucas as pessoas que têem essa percepção.O senhor descreveu tudo o que eu sempre quis falar a respeito mas não achava as palavras adequadas.
PARABÉNS! Beijos e até logo!
Obs.: Eu não pude terminar o curso de aço, mas continuo lendo muito a respeito.

 
Às 10:51 PM , Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 10:51 PM , Blogger Unknown disse...

vc poetisou sua análise!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial