sábado, abril 23, 2005

O Trem Azul

Este pequeno texto escrevi em 1999, quando ouvia Elis no carro. Lembrei-me de sua morte novamente em 2002, quando completou 20 anos. Mas parece que a alegria voltou. Ouvi Maria Rita, sua filha, cantando por estes últimos anos. É a nova Elis. Talvez a evolução dessa espécie rara.

Estava eu indo ao trabalho de carro numa fria manhã. Tudo estava sob controle. Como de costume, eu ouvia músicas. De repente, entrou um especial da formidável “Pimentinha”. Faixa após outra, fiquei atento ao trabalho desta notável da MPB. Com que clareza e beleza a melodia flui através de sua voz! Elis é pura emoção. Vive o enredo enquanto canta. É uma artista que dá uma qualidade superior às músicas que interpreta. Fiquei pensando também como Elis marcou uma geração por seu jeito simples, direto e intenso de viver. Numa época em que a liberdade de expressão fora banida pela força, suas declarações bombásticas representaram a voz de milhões. Neste instante, começou a tocar “Arrastão”. Essa música, em particular, tem o poder de emocionar-me. Tenho algumas explicações para isso. É uma energia poderosa que percorre meu córtex. “Arrastão” é como um ato de uma ópera grandiosa. E a interpretação de Elis é maior do que a própria música. Com os olhos marejados, lembro-me com muita saudade do sorriso rasgado de Elis. Saudade com uma ponta de sentimento de injustiça. Com que direito Elis fora partir assim, privando-nos dos prazeres de sua voz? Creio que esse sentimento acontece porque Elis se foi no auge. Se bem que não me lembro da “Pimentinha” ter tido outra fase a não ser o auge. Só sei que a melhor homenagem que posso prestar a Elis, é continuar emocionando-me, quantas forem as vezes que a ouvir. Acho que esse era o seu objetivo.

3 Comentários:

Às 8:49 AM , Blogger Paty disse...

Olá Haroldo!
Bom,acabei de ler o seu ultimo post.Sabe,você falou sobre Elis Regina,e logo lembrei de uma história que meu avô me contou.
Meu avô vendia verduras a muito tempo atrás no Ceagesp.Conheçe?
Uma vez,ele me me contou que a querida Elis pediu uma carona até a Esquina .Ele me falou com tanta certeza,que acreditei.Até hj,eu falo no nome dela,e os olhos dele começam a brilhar.Para ele parece que aconteceu ontem!

 
Às 9:01 AM , Blogger Paty disse...

continuando o meu comentário,eu concordoque a Elisfoi e sempre será uma coisa rara.
Minha mãe falava direto nela,mas eu nunca parei para escutr um cd seu.
Quando apareceu a Maria Rita,me apaixonei.Mas nunca pensei que fosse a filha da diva.
Resultado:hoje eu escuto suas musicas com maior prazer!!!

um abraço para a Mary e toda família!

Paty

 
Às 10:36 PM , Blogger Unknown disse...

apesar de não concordar com vc qnto à maria rita, sei da sua emoção despertada pela ''interpretação que dá uma qualidade superior às músicas" mas não da Elis (q nunca peguei pra ouvir e me dar a chance de me emocionar) mas de alguém q não conheço cantando 'tente outra vez' do Rauz no Sr Brasil. nossa! meus olhos marejaram!

nossa.. do jeito q comentei aqui, vai pensar q vivo grudada na tv. pois não! só dou sorte!

achei ele!! Markinhos Moura!
http://www.tvcultura.com.br/srbrasil/convidados_det.asp?data_prog=27/5/2008&cod_conv=737
pô.. não é pra menos.. muita inspiração vinda da Elis..
http://www.markinhosmoura.com.br/
recomendo!
vanessa

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial