sábado, abril 23, 2005

O amor livre e os cães selvagens

Quando comparamos as relações sociais entre os humanos com as relações entre os animais, muitas vezes nos chocamos. Positivamente ou negativamente. Depende do caso. Mas essa é uma outra discussão.
Por enquanto vou ater-me a outros fatos. Antes vou falar de um grande acontecimento cultural que ocorreu nos Estados Unidos e que na verdade representa um marco no comportamento da juventude dos anos sessenta: o festival de Woodstock. Esse festival, além de reunir a nata do “rock’n roll” daqueles anos, contou com milhares de jovens que levavam um modo alternativo de vida. A preocupação deles era viver intensamente, promover a paz, construir e viver em comunidades alternativas e amar muito. Amar em todos os sentidos: espirituais e físicos. Neste ponto aliás haviam propostas de revolucionar as relações familiares tradicionais. Traduzindo: fazer amor era bem livre mesmo.Voltando à tese do início desse raciocínio, o que quero dizer é que muitas atitudes que considerávamos como “monopólio” da espécie humana na verdade não o são. Peguemos o exemplo do belíssimo cão selvagem das savanas africanas. Aliás, os antropólogos utilizam muito o modelo de sociedade dos selvagens caninos para estudar a organização do homem primitivo. Mas, voltemos novamente ao nosso assunto principal. Os cães selvagens das savanas africanas levam uma vida em comunidade. Caçam em equipe, dividem a comida, comem juntos, cuidam muito bem dos filhotes. É nesse ponto que as coisas tornam-se curiosas. Existem fêmeas e machos na matilha. Não há machos dominantes, isto é, não existe na matilha um que se sobressaia aos outros. A exclusividade na hora de transar simplesmente inexiste. Qualquer macho pega qualquer fêmea, sem problemas. Hoje é uma, amanhã fica com outra, e assim vai. Os filhotes de uma fêmea podem ser de quaisquer um dos machos do bando. Não há problema. São como se fossem filhos de todos. Já viu amor mais livre que esse? Definitivamente não foi inventado pelos “hipies”.

2 Comentários:

Às 9:54 PM , Blogger CrissMyAss disse...

Tá. Mas você quer chegar exatamente onde, com isso?

 
Às 10:07 PM , Blogger Unknown disse...

tem um seriado q passa de madrugada durante a semana no SBT de uma família q contraria as regras da nossa sociedade.. ele vive com 3 mulheres. no terreno há 3 casas e o quintal em comum. as mulheres compartilham os afazeres em conjunto e o homem de forma organizada.. bem legal!
vanessa

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial