segunda-feira, dezembro 29, 2008

Obras - Redes Telefônicas - Jundiaí - SP - 1998


Estive em Jundiaí várias vezes em várias obras. Mas esta teve um "sabor" especial. Na construtora, decidimos pela qualificação AQT Telebrás, uma vez que tínhamos condições de conseguir contratos no montante de R$ 7 milhões. Fizemos uma intensa preparação, com apoio de uma consultoria. Ao final de 6 meses, não só tínhamos conseguido o AQT, como também os contratos e a certificação ISO 9002. Procuramos exportar a certificação para outras obras de Telecom. Tivemos sucesso relativo. Mas nenhum como na obra de Jundiaí.


Nesta obra, fazíamos lançamento e emendas de cabos convencionais (de cobre). Os serviços eram aéreos (em postes) e subterrâneos (em caixas). Nunca fui especialista neste tipo de trabalho, mas a convivência e o estudo dos problemas acrescentou-me muito conhecimento acerca deste tipo de obra.


Esqueci de mencionar. Nesta época, a Telesp (controladora e concessionária estatal) operava as linhas e serviços. Neste mesmo ano, a companhia foi arrematada em leilão pela Telefonica (Espanhola). Era o início da era de privatizações no "Brasil da Nova República".


A certificação foi um processo bastante trabalhoso e gratificante. Conseguimos mobilizar a empresa em torno de um projeto, sem vaidades ou jogos de poder. No final, fomos premiados com a recomendação por parte da ABS - Quality Evaluations. Uma pena que a empresa tenha encerrado suas atividades um ano depois. Posso afirmar que foi uma conquista pessoal que me deu firmeza no campo profissional que escolhi seguir.


Jundiaí é a segunda cidade com melhor IDH (ìndice de Desenvolvimento Humano) do Estado de SP e do país. O Município fica no extremo noroeste da Grande São Paulo. Muitos Paulistanos deslocaram seus endereços de residência para perto da "Serra do Japi" (parque estadual florestal nos arredores da cidade) em busca de qualidade de vida. É também uma cidade histórica, com muita coisa boa para se ver. Vale dar uma passadinha nas praças do centro e na estação terminal Jundiaí da estrada de ferro, que é aquela que vem de Santos, construída pelos ingleses. A cidade sempre foi muito bem cuidada.


Jundiaí é também uma boa opção de negócios, pois tem uma boa atividade industrial e agrícola. Vale a pena ver também a tradicional festa da uva, que mobiliza produtores da região.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial